Por admin | 19/09/2022

Salvador terá primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia

Fonte: Assessoria de Imprensa

Iniciativa é uma parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro com a Unijorge e terá cerimônia de lançamento na próxima terça-feira, 20

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Unijorge lançam na próxima terça-feira, 20,  o primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia.  A parceria inédita tem como objetivo identificar, desenvolver e acompanhar talentos paralímpicos, desde a iniciação até o alto rendimento, nas modalidades de atletismo, bocha e badminton, inicialmente. A cerimônia de lançamento acontecerá às 19h, na Unijorge, campus Paralela, e contará com a participação do reitor da instituição, Nédio Pereira Júnior; do representante do CPB, Virgílio Leiro; e representantes de órgãos e entidades ligadas ao poder público municipal e estadual.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. Têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as Regiões do país para oferecer a prática de modalidades paralímpicas e o desenvolvimento de pessoas com deficiência de 7 a 17 anos. Elas terão acesso aos treinamentos e a um trabalho articulado para a formação dos novos atletas, além de serviços oferecidos pelos cursos de graduação da Instituição parceira do projeto.

“Os Centros de Referência já fazem parte de um processo de massificar o esporte paralímpico. A Bahia participa todo ano das Paralimpíadas Escolares [outro projeto do CPB voltado às iniciação esportiva], por contar com uma população muito grande de crianças com deficiência física, visual e intelectual. Criar um Centro de Referência passa a ser muito importante pois vamos poder atender um número muito maior de participantes e isso, certamente, refletirá positivamente na participação do Estado da Bahia nas Paralimpíadas Escolares e nas regionais. Nossa meta é atender, no mínimo, 200 crianças”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

Para o reitor da Unijorge, Nédio Jr., “o Centro de Referência é um avanço para o fomento pela inclusão das pessoas com deficiência em todo o estado. Essa parceria com o CPB é muito importante para nós, pois acreditamos que educação, esporte e inclusão caminham juntos. A iniciativa traduz a preocupação da Unijorge em dar visibilidade a pautas que são socialmente referenciadas e urgentes”.

A experiência no projeto irá proporcionar atividades de ensino, pesquisa e extensão para estudantes da instituição e demais profissionais da rede pública e privada, por meio da oferta de cursos, oficinas, estágios, congressos e festivais já planejados para os próximos meses.

O representante do Comitê Paralímpico Brasileiro no Centro de Referência será Vergílio Leiro. O projeto  vai contar com os principais laboratórios da Unijorge como o Espaço Multifuncional de Atividades Físicas e a Quadra Poliesportiva do curso de Educação Física, que contemplam o Centro Esportivo da instituição. O local terá também equipamentos específicos, enviados pelo CPB, para as modalidades iniciais.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Unijorge, Iuri Nascimento, “a iniciativa conjunta visa, também, suprir um hiato no oferecimento de práticas esportivas voltadas para pessoas com deficiência, além de constituir um espaço de formação e capacitação em uma área que precisa de fomento e atenção”.

O Centro irá funcionar para o público a partir do dia 21 de setembro. O atendimento  acontecerá às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Para mais informações,  o contato é via Whatsapp , pelo número (71) 99414-0829.

Serviço:

Evento: Centro de Referência Paralímpico de Salvador

Quando: Terça-feira (20/09), às 19h, na Unijorge (Campus Paralela).

Início das atividades: a partir de 21/09, às segundas, quartas e sextas (14h às 17h).

Mais informações: (71) 99414-0829.