18/05/2023 | 15:11 pm

Cinco dicas para conseguir o seu primeiro estágio

Conseguir seu primeiro estágio é uma experiência muito importante para a sua formação, além de ser algo extremamente gratificante.

 

A função que você vai desempenhar, além de te trazer uma vivência prática da sua profissão, também pode ter um impacto duradouro em sua carreira, tornando você um candidato mais competitivo para cargos posteriores.

 

Além disso, seu primeiro estágio é importante porque lhe ensina habilidades valiosas e deixa mais claro quais setores de trabalho você gosta, o que pode guiá-lo pelo resto de sua carreira. As pessoas que você conhece e os colegas de trabalho com quem vai interagir também são muito importantes, já que esse contato lhe permite criar uma rede de networking duradoura e produtiva.

 

Assim, essa também é uma ótima chance para fazer contatos, pois tem-se a possibilidade de criar conexões com oportunidades que ofereçam melhores desafios, além, é claro, de uma melhor remuneração.

 

O primeiro estágio também te expõe a novas situações com sua área de atuação, incluindo experiências que vão muito além da prática profissional que você escolheu. Claro, você também pode adicionar essa experiência ao seu currículo, o que vai torná-lo ainda mais competitivo em futuras aplicações.

 

Como é uma oportunidade que não exige experiência, ao conquistar um cargo de estagiário, você pode ampliar seu leque de habilidades e competências enquanto aprende mais sobre a sua profissão. Para isso, é importante mostrar sua atitude em relação ao trabalho, à sua personalidade e à sua compreensão da empresa e da sua atividade, além de muita motivação, resiliência e ideias para o futuro.

 

Na realidade, conquistar seu primeiro estágio é algo que requer uma dedicação aprofundada, bem como uma definição prévia das suas expectativas e dos nichos de trabalho disponíveis para a sua profissão.

 

De todo modo, esse pode parecer um momento intimidante e até preocupante da sua jornada de formação, mas, se você está vivenciando essa experiência agora, não se preocupe. Reunimos algumas dicas importantes que podem te ajudar a conquistar seu primeiro estágio e aprender muito com ele. Confira.

 

1. Amplie seus conhecimentos técnicos e suas experiências

 

Participe de programas de mentoria, trabalhos voluntários, projetos e eventos interessantes dentro da sua própria universidade. Isso vai trazer mais experiência para o seu currículo e despertar a atenção dos recrutadores.

 

 

 2. Rede com colegas 

 

Esteja você apenas começando ou já se aproximando do meio da sua graduação, o networking é sempre benéfico. Converse com seus amigos, familiares, professores e colegas da universidade e diga a eles que você está procurando uma oportunidade de estágio.

 

Outros alunos podem ter conexões com empresas e oportunidades que você não conhece. Por isso, ter uma boa conexão com seus colegas aumenta suas chances de obter a posição.

 

 

3. Faça um bom currículo 

 

A melhor maneira de se promover no mercado é ter um currículo bem elaborado e atrativo. Você pode ter pouca ou nenhuma experiência, mas considere as habilidades que aprendeu durante a graduação, em um curso livre em outro lugar e nos projetos que você já se envolveu.

 

Por exemplo, se você está fazendo e se destacando em um curso específico, você pode incluir suas habilidades nesse setor. Além disso, considere os cargos voluntários, pois eles proporcionam uma experiência semelhante a um cargo remunerado.

 

 

4. Gerencie sua marca pessoal 

 

Atualmente, as redes sociais são um reflexo de nossas vidas. Com isso, quando as empresas procuram contratar alguém, querem saber se a pessoa é capaz de fazer o trabalho, mas também se ela se adequa à cultura da corporação.

 

As mídias sociais podem ser uma ótima maneira para os contratantes terem uma ideia do tipo de pessoa que você é. Para muitos contratantes, é parte do processo de recrutamento pesquisar sites de mídia social. Portanto, mantenha ativo, evite situações constrangedoras e sempre pense no que você gostaria que os recrutadores enxergassem ao visitar o seu perfil pessoal.

 

 

 5. Prepare-se para a entrevista 

 

Depois de se inscrever e conseguir uma entrevista, chega a hora de se preparar. Examine a descrição do cargo e estude as informações apresentadas. Anote atributos ou habilidades específicas que eles procuram nos candidatos, pesquise o negócio e descubra sua história, missão e crenças.

 

Essas informações não apenas ajudam em uma entrevista, mas permitem que você faça perguntas sobre as informações que encontrou. Além disso, lembre-se sempre de que a maioria dos entrevistadores prefere candidatos que se envolvam e mostrem que dedicaram um tempo para conhecer o negócio antes da entrevista. Por isso, é importante se dedicar a esse processo para impressionar.

 

 

Conte com o Centro de Carreiras da Unijorge para conquistar seu primeiro estágio 

 

 

Se você deseja se preparar melhor para conquistar o primeiro estágio, saiba que pode contar com o Centro de Carreiras da Unijorge. Especializado em potencializar as perspectivas profissionais dos alunos, nosso Centro de Carreiras está preparado para auxiliá-lo nos processos de inserção ao mercado de trabalho, contando com parcerias com instituições que se dedicam a fazer a ponte entre as universidades e as empresas, identificando e apresentando oportunidades de estágio para os alunos.

 

Facilitando e ajudando na inserção dos alunos da Unijorge no campo profissional, nosso Programa de Estágio também se dedica a acompanhar, orientar e supervisionar os estágios não obrigatórios pertinentes aos cursos de graduação de nossa universidade, sejam eles presenciais ou na modalidade a distância.

 

Além disso, o Centro de Carreiras ainda oferece diferentes oportunidades para ajudar os egressos a conseguir as primeiras experiências profissionais, viabilizando oficinas, palestras e eventos como o Conhecendo o Mercado, a Oficina de Currículos, o Laboratório de Competência, Orientação de Planejamento de Vida e Carreiras, Coaching e Mentoring e muitas oficinas de capacitação para carreira.

 

Venha para a Unijorge e garanta toda a estrutura necessária para te ajudar a conquistar a oportunidade de estágio dos seus sonhos.

 

Clique aqui e saiba mais.

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller