Fotografia do instituto de saúde com equipamentos de ginástica
Voltar

INSTITUTO DE SAÚDE

Viver o aprendizado na prática. Isso transforma.

Em uma estrutura completa com 32 consultórios e laboratórios multidisciplinares, o Instituto de Saúde é um centro onde alunos da área de saúde tem a chance de viver suas primeiras experiências em estágios e atendimentos supervisionados. É o conhecimento muito além da sala de aula.

 

Biomedicina

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia de origem chinesa, que versa na aplicação de agulhas em alguns pontos específicos do corpo. As técnicas de acupuntura são fundamentadas na ideia de que o corpo é composto de energia acumulada em diversas regiões do corpo que são chamados de meridianos. Esse tratamento é indicado para melhorar a imunidade, problemas emocionais e também doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca e artrite.

 

Auriculoterapia

A auriculoterapia é uma terapia natural que versa na estimulação de pontos nas orelhas. O corpo humano tem pontos específicos representados na orelha, por este motivo, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

 

Glicemia

Exame laboratorial útil no diagnóstico das hiperglicemias e hipoglicemias.

Parasitológico de fezes.

Parasitológico de fezes (EPF) é um exame laboratorial que detecta a presença de elementos que advertem a existência de vermes no intestino, assim como a capacidade de determinar o seu tipo.

 

Sumário de urina

O exame de urina é um exame laboratorial bastante solicitado pelos profissionais de saúde. Indicado para verificar a saúde de um paciente, considerado como um exame de rotina, pode conter informações importantes sobre diversos aspectos do corpo, auxiliando no diagnóstico de muitas doenças.

 

Hemograma

O Hemograma é o exame laboratorial que avalia as células sanguíneas. Consiste na avaliação de três componentes: leucócitos, hemácias e plaquetas. Para cada um destes componentes, apresenta uma estratificação de resultados que auxiliará no diagnóstico clínico.

 

Educação Física

Nos atendimentos de educação Física é possível realizar:

 

  •  Avaliação física
  •  Prescrição de exercícios
  •  Hidroginástica

 

Enfermagem

Consulta de enfermagem

Consiste na triagem e acolhimento dos pacientes do Instituto de Saúde. Realizamos aferição de pressão arterial, teste de HGT (Teste glicêmico), acompanhamento de pessoas com Hipertensão e Diabetes, teste de sensibilidade para o pé diabético (Vibratório, Tátil, Térmico e Motor).

 

Curativos no Centro de Feridas Mara Blanck

Consiste na realização de curativos para tratamento das diversas lesões/feridas entre elas citamos: lesões vasculares, lesão por pressão, queimadura, deiscência cirúrgica e queimaduras.

 

Fisioterapia

Hidroterapia

Consiste na realização de fisioterapia em piscina aquecida para pacientes com diversos distúrbios, como osteomioarticulares e neuromotores, para adultos e crianças.

 

Fisioterapia na Saúde da Mulher

Consiste no atendimento de mulheres com alterações no assoalho pélvico sejam elas gestantes ou com perdas urinárias ou fecais. Atendimento de mulheres com linfedema (pós-operatório de mastectomia). Atendimento de pessoas com feridas crônicas.

 

Fisioterapia Ortopédica

Consiste no atendimento de pacientes com disfunções ortopédicas e traumatológicas, como fratura, entorses, lesões musculares e articulares, dores em geral (coluna, membros superiores e inferiores), reabilitação pós-operatória ou disfunções posturais (escolioses, cifoses, lordoses).

 

Fisioterapia Neurológica em adultos:

Consiste no atendimento de adultos com disfunções neurológicas, incluindo pacientes com Parkinson, doenças neuro degenerativas, com sequelas de acidente vascular cerebral ou traumatismo raquimedular.

 

Fisioterapia Neurológica em crianças:

Consiste no atendimento de crianças com disfunções neurológicas, incluindo crianças com paralisia cerebral, síndromes genéticas, doenças neuro degenerativas ou microcefalia. Acompanhamento de crianças prematuras com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

 

Fonoaudiologia

 

Exame da Audição (adulto, infantil e trabalhador) Terapia de Fonoaudiologia nas áreas de:

 

  •  Distúrbios da linguagem oral e escrita;
  •  Distúrbios do desenvolvimento;
  •  Síndromes;
  •  Paralisia cerebral;
  •  Distúrbios articulatórios (dificuldades na fala);
  •  Afasias (perda da capacidade e das habilidades de linguagem falada e escrita);
  •  AVCs;
  •  Gagueira;
  •  Dislexia (incapacidade de aprendizado);
  •  Voz;
  •  Oficinas nas áreas de voz, linguagem e motricidade oral;

 

Nutrição

 

Dentro das áreas médicas que constituem a Clínica Escola da Unijorge, são disponibilizados diversos serviços para atender às demandas da comunidade. Confira abaixo os mesmos:

 

Atendimento Ambulatorial Dietoterápico (Com Avaliação Nutricional)

Consiste no atendimento ambulatorial com objetivo de promover recuperação dos pacientes portadores de patologias ou em grupos de risco, através da dietoterapia.

 

Atendimento Ambulatorial para Educação Nutricional – (Com Avaliação Nutricional)

Consiste no atendimento ambulatorial individual ou em grupo a pessoas que desejam melhorias na qualidade de vida. Atenção à Saúde do Trabalhador (Com Avaliação Nutricional) Consiste em atendimento ambulatorial individual ou em grupos com o objetivo de promover recuperação do trabalhador portador de patologias ou em grupos de risco.

 

Nutrição na gestação e pediatria

Consiste em atendimentos a crianças e acompanhamento pré-natal.

 

Nutrição Esportiva

Consiste em atendimentos a pessoas ativas e a atletas.

 

Treinamento de Manipuladores de Alimentos (duração: 2 horas por minicurso) – Lab. Alimentos 2

Consiste em minicursos voltados para grupos específicos (aproximadamente 10 pessoas por grupo), com o objetivo de promover melhores condições para manipular os alimentos com segurança e com maior economia.

 

Pacientes com patologias específicas (cardiopatias, HAS, Diabetes);

Grupos populacionais específicos (Crianças, adolescentes e idosos); Empregadas domésticas; Donas de casa; Funcionários manipuladores de empresas privadas e/ou das empresas ligadas ao programa de saúde do trabalhador.

 

Psicologia

  •  Psicoterapias;
  •  Orientação Profissional;
  •  Neuropsicologia;
  • Avaliação psicológica;
  •  Núcleo Amado (Atendimento à população LGBTQIAP+, e emissão de documentos psicológicos proveniente de investigação clínica);
  •  Plantão Psicológico (exclusivo para a comunidade interna).

 

Serviço Social

  •  Orientação sobre direitos Previdenciários;
  •  Encaminhamento para aquisição de documentos básicos (RG,CPF e Certidão de Nascimento);
  •  Orientação sobre o BPC -Benefício de prestação continuada para idosos e pessoas portadores de necessidades especiais;
  •  Passe livre. Gestantes. Guarda e adoção de crianças;
  •  Encaminhamento para rede Sócio Assistencial

 

 

Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h e, aos sábados, das 8h às 12h.

 

Informações sobre os atendimentos podem ser obtidas através do número do Instituto de Saúde (71) 3206-8489 ou na própria sede, que atende dentro da Unijorge – campus Paralela.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

hubspot controller