28/07/2023 | 9:34 am

Aprenda a estudar utilizando seu celular

Retrato de um jovem sorrindo e mexendo no tablet Retrato de um jovem sorrindo e mexendo no tablet

Para você parece impossível estudar através do seu smartphone? Chegou a hora de desmistificar isso. O seu aparelho pode ser seu grande aliado na hora de entender e fixar algum conteúdo, e até mesmo para revisar assuntos já estudados. O conhecimento está, literalmente, na palma das suas mãos!

Neste artigo, você vai aprender como se concentrar e evitar distrações que atrapalham diretamente o seu desempenho. Afinal, os avanços tecnológicos já promoveram e ainda promovem várias inovações nos modelos de estudo, mas algumas pessoas ainda não conseguem extrair todas as vantagens que isso pode oferecer na rotina. Vamos descobrir?

1. Utilize PDFs

Com o celular em mãos, você não vai precisar de livros e diversos papéis, basta digitalizar suas anotações e conteúdos e transformá-los em PDF (um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe muito utilizado para documentos digitais). Dessa forma, você consegue estudar de maneira simples e prática. É importante ressaltar que esse formato de arquivo é leve, logo seu celular não ficará sobrecarregado. Se não quiser ou não puder digitalizar o seu material de estudo, tirar foto das páginas é outra solução, mas nem sempre fica com a mesma qualidade de um arquivo em PDF.

2. Desative as notificações do seu celular

Na hora de utilizar o seu celular para estudar on-line, provavelmente você será bombardeado por diversas notificações dos seus amigos, familiares, redes sociais e mais. As distrações estão a um clique e isso, de fato, pode desviar a sua atenção e prejudicar o seu desempenho nos estudos. Não desperdice seu tempo e não deixe nada atrapalhar a sua concentração. Silencie o seu aparelho, as notificações de mensagem e de outros aplicativos. O foco aqui é apenas o seu estudo.

3. Escolha um local confortável e sem barulhos

Você pode levar o seu celular para qualquer lugar: ônibus, metrô, biblioteca, shopping, etc. Mas é importante ter em mente que nem sempre toda essa versatilidade é bem-vinda quando se trata de focar nos estudos. Você precisa encontrar um local confortável e sem barulhos, bem iluminado e com todos os materiais necessários para uma dedicação exclusiva e sem interrupções. Isso é essencial para que seja possível absorver todo conteúdo que está sendo estudado.

Dessa forma, além de manter o foco por mais tempo, a sua produtividade será maior e você terá resultados muito mais positivos. Não se esqueça que o ideal é respeitar a rotina de estudos ao máximo, seguindo o planejamento das aulas a fim de obter os melhores rendimentos.

4. Utilize aplicativos próprios para estudo

Há diversos programas, plataformas e aplicativos voltados ao desenvolvimento dos estudos. Os aplicativos também permitem maior interação entre professores e alunos, aumentando a qualidade da aprendizagem. Fóruns e chats, por exemplo, são canais de comunicação disponíveis mais utilizados com o intuito de incentivar a participação e a troca de conhecimento. A ótima notícia é que no ambiente virtual de aprendizagem da Unijorge, você conta com este recurso e muito mais. Estudar não é uma tarefa simples, mas pode ser. Faça da tecnologia a sua aliada neste processo!

5. Separe um tempo para o descanso

A tendência é que, depois de algumas horas, o foco e a capacidade de reter informações caiam rapidamente. Nessas condições, você não consegue converter o que leu em memória de curto prazo. Por isso, é muito importante separar momentos de lazer e descanso, dessa forma você diminui a tensão e alivia a mente, ficando mais disposto e relaxado para dar continuidade aos estudos.

O tempo reservado para o descanso deve ser incluído no seu planejamento diário de forma que você se sinta sempre recompensado pelo esforço e se sinta mais motivado a dar o seu melhor.

É possível fazer um curso de pós-graduação a distância pelo celular?

Com certeza! Os cursos de pós-graduação da Unijorge são 100% on-line e contam com recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que são compatíveis com todos os smartphones. Você também terá um suporte apropriado durante todo o curso, não se preocupe!

Além disso, é importante ressaltar que todos os nossos cursos a distância são reconhecidos pelo MEC, são bem vistos no mercado de trabalho e têm a mesma qualidade e certificação do ensino presencial.

Agora que você já sabe como estudar pelo celular e as principais dicas para manter a concentração e potencializar seu processo de aprendizagem, clique aqui e conheça todos nossos cursos de pós-graduação 100% on-line. Escolha já o seu!