ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES
22/06/2023 | 15:45 pm

Uma pós-graduação faz diferença em concurso público?

Imagem de um homem estudando em seu laptop Imagem de um homem estudando em seu laptop

Com a competitividade no mercado de trabalho, cada vez mais os profissionais buscam ampliar seus conhecimentos, a fim de alcançarem a tão sonhada estabilidade financeira e ascensão profissional.

E muitos procuram esse crescimento através de serviços públicos, já que este setor oferece diversas vantagens: salários atrativos atrelados a ótimos benefícios, não é preciso experiência prévia para começar a trabalhar, melhor qualidade de vida, direito à aposentadoria integral, entre outras.

Há concursos públicos nas mais diversas áreas de mercado, e uma das maiores preocupações para os profissionais graduados que pretendem seguir carreira pública é saber se o diploma de graduação é suficiente, ou se vale a pena investir em uma especialização.

Diante do cenário atual, não há dúvida de que ter uma carreira de sucesso apenas com o diploma de graduação é bem mais difícil, logo uma especialização passa a ser um artifício primordial. Nesse contexto, uma pós-graduação poderá representar um diferencial importante, tornando-se um requisito eliminatório para aqueles que querem sair à frente dos concorrentes.

Prova de títulos em concurso público

Ter uma pós-graduação é uma premissa fundamental para quem quer se destacar, e quando se trata de concurso público, além de oferecer a capacitação necessária para atuar em determinadas áreas, contribui também na pontuação dos concursos que exigem a avaliação de títulos.

A pós-graduação é válida oficialmente em concursos como títulos, de acordo com a resolução número 75 do Conselho Nacional de Justiça. E o que são considerados títulos? Todos os cursos de doutorado, mestrado e especializações (com carga horária mínima de 360 horas).

A prova de títulos vem sempre acompanhada de outras etapas eliminatórias e seleciona os candidatos mais bem qualificados profissionalmente. Vale destacar que a prova de títulos tem caráter classificatório, não é obrigatório ter um título para participar de um concurso público. No entanto, é sabido que faz toda a diferença na hora da classificação.

Há também aqueles cargos públicos em que a especialização não só ajuda na obtenção dos pontos no concurso, como também influencia na composição da remuneração do profissional.

Por último, mas não menos relevante, é preciso entender que a prova de títulos não é realizada em todos os concursos, é algo que depende exclusivamente dos órgãos de administração pública.

MBA em Gestão Pública para quem quer seguir carreira pública

De modo geral, os títulos aceitos pela grande maioria dos editais de concurso públicos são os de pós-graduação Lato-sensu (especialização e MBAs). Se você ainda não sabe qual é o curso ideal para o seu perfil, uma ótima pedida é o MBA em Gestão Pública da Unijorge.

O curso oferece as ferramentas e conceitos para implementação e avaliação das políticas públicas, capacitando o aluno para a gestão de organizações públicas sob a ótica do papel do governo para o desenvolvimento da sociedade.

O profissional poderá utilizar os conhecimentos adquiridos para gerenciar as três esferas públicas: municipal, estadual e federal, bem como organizações não governamentais (ONGs), desenvolvendo com sucesso projetos para empresas privadas em parceria com o poder público.

O MBA em Gestão Pública capacita o aluno para gerir gastos administrativos do governo, que vão desde a verba para reparos estruturais até o auxílio oferecido aos programas assistenciais e sociais, muito importantes para a população.

Com essa especialização, o profissional poderá atuar em ministérios, tribunais e secretarias, contribuindo para a gestão pública das seguintes áreas: saneamento, transporte, saúde, educação, jurídica, segurança e outras.

Neste MBA, o profissional irá aprender a avaliar políticas públicas, entendendo o processo orçamentário e como procede sua execução, identificando e avaliando as tendências e inovações que são relevantes ao setor público. Além disso, irá direcionar seu conhecimento adquirido em gestão pública para ajudar governos na entrega de serviços mais qualificados, contribuindo com a sociedade.

Por que escolher a Unijorge para fazer a sua especialização?

Para quem sonha com a carreira pública, é importante avaliar se a instituição tem certificação com validade nacional, que é uma exigência das bancas de avaliação dos concursos. Os certificados e diplomas devem ser oficiais e vir de cursos ou instituições de ensino reconhecidos pelo MEC.

Com isso você não precisa se preocupar: todos os cursos a distância da Unijorge são certificados e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Há dois modelos de cursos 100% on-line para você escolher: tradicional, com 10 meses de duração, ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina; e intensivo, para quem busca uma certificação rápida, em até 6 meses, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

É importante ressaltar também que todos os nossos cursos 100% on-line oferecem certificação com a mesma qualidade do ensino presencial. E o melhor: com condições especiais de pagamento. Clique aqui e conheça todos os nossos MBAs e cursos de pós- graduação.

Texto: Anastácia Passos