ÁREA DO
ALUNO
INSCREVA-SE SOLICITE INFORMAÇÕES
23/08/2024 | 9:00 am

Tecnólogo pode cursar uma pós-graduação?

Investir em educação continuada é um dos objetivos para quem deseja se desenvolver na carreira após concluir a etapa da graduação. A pós significa uma busca por aprofundamento e conhecimentos específicos, desenvolvimento profissional, ampliação da rede de contato no mercado de trabalho – o famoso networking – e atualização sobre novidades da profissão e técnicas de gestão e liderança. É possível escolher entre quatro tipos de pós-graduações: especialização, MBA, mestrado e  doutorado. A escolha pelo programa ideal varia de acordo com os objetivos do profissional, já que oferecem benefícios distintos, porém fundamentais para o sucesso na carreira.

 

Mas há uma dúvida recorrente entre as pessoas com diploma do ensino superior, principalmente entre os tecnólogos: posso cursar uma pós? A resposta é sim! Com um diploma de nível superior – seja ele com a chancela de tecnólogo, bacharel ou licenciatura – é possível seguir na educação continuada e partir para um curso de pós-graduação lato sensu. Os programas lato sensu focam no direcionamento profissional em determinada área de atuação, como por exemplo os MBAs (Master of Business Administration), que têm como objetivo formar líderes e gestores.

 

E mestrado e doutorado? Como tecnólogo, posso fazer?

 

Claro, da mesma forma que é possível cursar pós lato sensu ou MBA. As pós-graduações stricto sensu são programas que visam atender profissionais que buscam o aprofundamento de um tema, seguindo a área de pesquisa e/ou carreira acadêmica, concluindo o curso com os títulos de mestres ou doutores.

 

Mas afinal, o que é ser tecnólogo?

 

A graduação tecnológica, também conhecida como curso tecnólogo, é um tipo de curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), voltado para uma entrada rápida ao mercado de trabalho. Os tecnólogos recebem uma formação mais específica e focada em determinada área, tendo como uma das principais características uma menor carga horária.

 

Além do curto prazo de formação, em média de dois anos, a graduação tecnológica foca na prática, apresentando os conteúdos de maneira mais dinâmica, reverberando em alta taxa de empregabilidade. Entretanto, a formação mais específica não apresenta uma visão geral da área, criando assim, a necessidade de estudos extras para ganhar conhecimento para atuar em outras áreas não tão técnicas quanto à de formação.

 

Segundo pesquisa do site de vagas Glassdoor, a média salarial de um profissional que possui um diploma de tecnólogo é de R$ 3 mil. É possível detectar o crescimento desse tipo de curso superior em áreas como jogos digitais, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores, entre outras.

 

Pós-graduação é na UJ

 

Seguir na educação continuada pode trazer diversos benefícios, como o aprimoramento profissional e o crescimento na carreira. Com a sua especialização, você garante acesso as melhores vagas de emprego e maiores remunerações. A Unijorge possui uma ampla variedade de cursos de pós 100% online e com mensalidades a partir de R$ 137,50 ao mês. Para mais informações, acesse https://posonline.unijorge.edu.br/ .

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller