Compartilhe
O futuro da profissão que conecta empresas a pessoas
O mercado direcionado ao marketing digital e mídias sociais é dinâmico e vem ganhando destaque com investimento anual superior a 15 bilhões. Com o advento da tecnologia, aplicativos e sites como o Facebook, Twitter e Instagram se tornaram um grande fenômeno social, utilizados como uma ferramenta de integração e comunicação que conecta pessoas, grupos, empresas e instituições. Da mesma forma que as redes sociais se firmaram como importante ferramenta de relacionamento, a internet também passou a fazer parte da vida das pessoas. É difícil tentar conceber a vida contemporânea sem a internet.
A popularização desses recursos tornou o Brasil um dos líderes mundiais em relação ao tempo gasto nas redes sociais. Segundo a pesquisa We are Social, realizada pela Hootsuite, os brasileiros gastam, em média, 3h31 diárias navegando em plataformas sociais. O mesmo estudo aponta que no Brasil as pessoas se mantêm conectadas à Internet 9h17, seja acessando conteúdos em plataformas de streaming, nas redes sociais, em sites de compras, de notícias…. Com tamanha adesão, o mercado se tornou bastante promissor, transformando esse ambiente digital em uma fonte de grandes oportunidades no mundo dos negócios. O Marketing digital ganhou definitivamente uma importância vital para as empresas.
Ao ingressar no MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais da Unijorge, os profissionais exploram suas chances de atuar em um mercado de sucesso. O curso tem como objetivo principal capacitar os participantes desenvolver as competências necessárias para analisar, planejar, executar e controlar ações institucionais na ambiência digital.
Neste texto, reunimos informações fundamentais para que você compreenda as principais tendências de crescimento e as oportunidades que o setor oferece para profissionais interessados em atuar na área. Com a leitura, você poderá compreender as principais expectativas e desafios desse mercado, o que pode ajudá-lo a descobrir se esse é o próximo passo para a sua carreira.
A expressividade do marketing digital e das redes sociais já alcançou tamanho sucesso que, com a ascensão dos smartphones, do acesso à internet banda-larga e da popularidade de plataformas de comunicação digital, criou-se a necessidade de desenvolver novas frentes de trabalho responsáveis por estudar, monitorar e elaborar estratégias de sucesso para alcançar e engajar o público on-line.
Com isso, toda a área de marketing digital passou a fazer parte do grande grupo de profissões que surgiram com o objetivo de atender à demanda de administrar o relacionamento direto entre empresa e consumidor, criando canais de comunicação que podem colaborar significativamente para o crescimento de uma empresa.
Quem já atua na área sabe: planejamento estratégico, estudo de métricas e análise de resultados são ferramentas e atribuições rotineiras de um profissional de marketing digital. Para aqueles que possuem uma especialização, esse perfil analítico e estratégico é ainda mais exigido, já que o profissional ocupa cargos de liderança fundamentais para otimizar toda a base de relacionamento com usuários, coordenando equipes e um mundo de tarefas com os mais variados níveis de responsabilidade.
De forma geral, a atuação do profissional especializado em Marketing Digital e Mídias Sociais envolve muita pesquisa, dedicação, análises estratégicas e muita – mas muita mesmo – atualização. É preciso estar em movimento, conhecer as principais tendências do setor, dominar as técnicas mais recentes de marketing digital e saber direcionar toda a sua paixão por comunidades e conteúdo para obter sucesso na profissão.
Mesmo assim, o mercado é um excelente campo para profissionais com perfil comunicativo e analítico, oferecendo muitas oportunidades de atuação em organizações de renome, seja para integrar ou comandar equipes em uma empresa que prefira profissionais internos de marketing, para prestar serviços a grandes marcas através de agências de marketing e comunicação ou ainda atuar de forma autônoma.
Ao ingressar no MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais da Unijorge, o aluno se prepara para protagonizar o futuro dos negócios digitais e viver as principais tendências de um setor que se transforma diariamente. O curso busca desenvolver os conceitos teórico-práticos, as habilidades e as ferramentas que possam auxiliá-los no desenvolvimento, análise de estratégias comerciais e métricas seu alinhamento com o planejamento de vendas das organizações.
Com isso, o profissional amplia suas competências para estudar, identificar e explorar os principais processos de decisão de compra que envolvam os meios e as mídias digitais, adquirindo o conhecimento necessário para otimizar estas importantes ferramentas na construção de um diferencial competitivo para as empresas. A ideia é que o aluno finalize o curso com uma visão ampliada sobre a importância da presença digital planejada e focada em resultados, entendendo a interação entre os mais variados canais, o comportamento do consumidor, sua experiência com as marcas nos meios digitais.
Capacidade crítica e analítica são características que são trabalhadas ao longo de todo o curso.
Uma das principais características de um profissional que deseja atuar nesta área é a criatividade. Além disso, como um mercado que muda constantemente, esse setor também necessita de gestores que possuam muitas habilidades analíticas, facilidade para lidar com métricas e dados e boa capacidade de se manter equilibrado para conseguir gerenciar crises.
Outro fator importante é que o profissional precisa conhecer a fundo grande parte das principais redes sociais e canais digitais do mercado. Isso inclui as funcionalidades avançadas e as melhores técnicas de atuação para cada canal, considerando suas particularidades, estilos e melhores usabilidades no mercado digital.
Além dessas competências, o mercado de trabalho também valoriza profissionais que disponha de:
Para aqueles que se especializam em Marketing Digital e Mídias Sociais, o mercado de trabalho é bastante amplo e oferece ótimas oportunidades de atuação em diversos setores e empresas. De instituições financeiras a veículos de comunicação, grande parte das instituições de pequeno, médio e grande porte do mundo mantêm perfis em redes sociais. Por isso, o profissional tem a chance de trabalhar em diferentes segmentos, atuando como:
No Brasil, a média salarial* para profissionais especializados em Marketing Digital e Mídias Sociais varia entre R$ 1.951,00 a R$ 2.612,00 para cargos de nível Júnior a Pleno. Para cargos de gestão e liderança, os valores ficam entre R$ 4.000 a R$ 6.000, dependendo do porte da empresa e das atribuições do profissional. Já os vencimentos para posições de gerência e diretoria chegam a ultrapassar os R$ 8.000.
*Fonte: https://www.vagas.com.br/cargo/analista-de-midias-sociais
A Unijorge oferece a seus alunos ferramentas fundamentais para a conquista da carreira dos sonhos. Através do ensino de qualidade e dos serviços diferenciados ofertados pela UJ, o egresso amplia seus conhecimentos e se prepara para protagonizar seu sucesso. Confira:
O Centro de Carreiras Unijorge auxilia os alunos na sua inserção no mercado de trabalho, na construção de sua trajetória profissional. O Centro de Carreiras possui grandes programas que colaboram com o seu objetivo central:
Esse programa atende irrestritamente todos os alunos e egressos da Unijorge, estuda as demandas do mercado, com o objetivo de transmitir informações sobre tendências, competências e oportunidades de mercado, promove eventos com empresas e profissionais das mais diversas áreas, organiza oficinas, estimulando o desenvolvimento profissional, e promove orientações individuais. Dentre os eventos que organiza, destacam-se:
Conhecendo o Mercado: evento que convida executivos de empresas relevantes para falar aos alunos sobre o perfil desejado por suas organizações, formas de ingresso, planos de cargos e salários e demais informações sobre carreira. Nesta oportunidade, os convidados conhecem a IES, sua estrutura de laboratórios, seus projetos e diferenciais acadêmicos.
Oficina de Currículo: é destinada a discentes e objetiva a orientação na formulação de currículo e de uma postura adequada para processos seletivos de âmbito profissional.
Laboratório de Competência: oficina realizada por área do conhecimento com o apoio das coordenações de curso. Visa promover realisticamente um simulado de um processo seletivo. Os alunos são submetidos à avaliação dos professores, que os observa participando de dinâmicas de grupo e apresentação de trabalho em equipe. São verificadas redações individuais, a oratória dos participantes, a sua postura e a avaliação de desempenho reforçando os pontos fortes e indicando as competências que podem desenvolver.
Objetiva acompanhar a trajetória profissional do egresso da Unijorge, apoiando-o em suas necessidades. Para isso, desenvolve ações permanentes de orientação da carreira, programas de educação continuada e desenvolvimento profissional.
Além disso, estão colocados à disposição dos alunos órgãos auxiliares da administração acadêmica. A comunicação com os egressos e o conhecimento sobre seu desempenho no mercado de trabalho reforçam a qualidade do curso e a atualização dos perfis profissionais.
Conheça o Curso de MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais da Unijorge e entenda qual o próximo passo para construir a sua carreira na área.
Faça aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
Lorem ipsum
dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit,
sed
do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore.
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Transferência
Faça sua inscrição on-line, rapidamente. Apresente os seguintes documentos na Central de Admissão do campus do curso desejado:
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (original e cópia);
Critério de avaliação caso não conste no histórico escolar (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina (original);
Declaração constando situação de matrícula (regularidade), forma de ingresso com nota e carga horária das disciplinas, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Declaração de IES de origem, atestando a regularidade para com o ENADE, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Diploma/Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Portador de Diploma
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior, caso deseje dispensa de disciplinas (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária; (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina; (original)
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Observação: Quando o candidato for aluno da Universidade Veiga de Almeida, deverá apresentar apenas o item a). Caso não tenha diploma expedido, poderá ser aceito com o Certificado de Conclusão de Curso, o qual pode ser atestado pela própria Secretaria.
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.