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15/03/2021 | 19:27 pm

Marketing Digital e Mídias Sociais

O futuro da profissão que conecta empresas a pessoas 

 

O mercado direcionado ao marketing digital e mídias sociais é dinâmico e vem ganhando destaque com investimento anual superior a 15 bilhões. Com o advento da tecnologia, aplicativos e sites como o Facebook, Twitter e Instagram se tornaram um grande fenômeno social, utilizados como uma ferramenta de integração e comunicação que conecta pessoas, grupos, empresas e instituições. Da mesma forma que as redes sociais se firmaram como importante ferramenta de relacionamento, a internet também passou a fazer parte da vida das pessoas. É difícil tentar conceber a vida contemporânea sem a internet.

 

A popularização desses recursos tornou o Brasil um dos líderes mundiais em relação ao tempo gasto nas redes sociais. Segundo a pesquisa We are Social, realizada pela Hootsuite, os brasileiros gastam, em média, 3h31 diárias navegando em plataformas sociais. O mesmo estudo aponta que no Brasil as pessoas se mantêm conectadas à Internet 9h17, seja acessando conteúdos em plataformas de streaming, nas redes sociais, em sites de compras, de notícias….  Com tamanha adesão, o mercado se tornou bastante promissor, transformando esse ambiente digital em uma fonte de grandes oportunidades no mundo dos negócios. O Marketing digital ganhou definitivamente uma importância vital para as empresas.

 

Ao ingressar no MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais da Unijorge, os profissionais exploram suas chances de atuar em um mercado de sucesso. O curso tem como objetivo principal capacitar os participantes desenvolver as competências necessárias para analisar, planejar, executar e controlar ações institucionais na ambiência digital.

 

Neste texto, reunimos informações fundamentais para que você compreenda as principais tendências de crescimento e as oportunidades que o setor oferece para profissionais interessados em atuar na área. Com a leitura, você poderá compreender as principais expectativas e desafios desse mercado, o que pode ajudá-lo a descobrir se esse é o próximo passo para a sua carreira.

 

1. Por que devo escolher a carreira em Marketing Digital e Mídias Sociais?

 

A expressividade do marketing digital e das redes sociais já alcançou tamanho sucesso que, com a ascensão dos smartphones, do acesso à internet banda-larga e da popularidade de plataformas de comunicação digital, criou-se a necessidade de desenvolver novas frentes de trabalho responsáveis por estudar, monitorar e elaborar estratégias de sucesso para alcançar e engajar o público on-line.

 

Com isso, toda a área de marketing digital passou a fazer parte do grande grupo de profissões que surgiram com o objetivo de atender à demanda de administrar o relacionamento direto entre empresa e consumidor, criando canais de comunicação que podem colaborar significativamente para o crescimento de uma empresa.

 

Mercado estratégico e bastante exigente

 

Quem já atua na área sabe: planejamento estratégico, estudo de métricas e análise de resultados são ferramentas e atribuições rotineiras de um profissional de marketing digital. Para aqueles que possuem uma especialização, esse perfil analítico e estratégico é ainda mais exigido, já que o profissional ocupa cargos de liderança fundamentais para otimizar toda a base de relacionamento com usuários, coordenando equipes e um mundo de tarefas com os mais variados níveis de responsabilidade.

 

De forma geral, a atuação do profissional especializado em Marketing Digital e Mídias Sociais envolve muita pesquisa, dedicação, análises estratégicas e muita – mas muita mesmo – atualização. É preciso estar em movimento, conhecer as principais tendências do setor, dominar as técnicas mais recentes de marketing digital e saber direcionar toda a sua paixão por comunidades e conteúdo para obter sucesso na profissão.

 

Mesmo assim, o mercado é um excelente campo para profissionais com perfil comunicativo e analítico, oferecendo muitas oportunidades de atuação em organizações de renome, seja para integrar ou comandar equipes em uma empresa que prefira profissionais internos de marketing, para prestar serviços a grandes marcas através de agências de marketing e comunicação ou ainda atuar de forma autônoma.

 

Ao ingressar no MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais da Unijorge, o aluno se prepara para protagonizar o futuro dos negócios digitais e viver as principais tendências de um setor que se transforma diariamente. O curso busca desenvolver os conceitos teórico-práticos, as habilidades e as ferramentas que possam auxiliá-los no desenvolvimento, análise de estratégias comerciais e métricas seu alinhamento com o planejamento de vendas das organizações.

 

Com isso, o profissional amplia suas competências para estudar, identificar e explorar os principais processos de decisão de compra que envolvam os meios e as mídias digitais, adquirindo o conhecimento necessário para otimizar estas importantes ferramentas na construção de um diferencial competitivo para as empresas. A ideia é que o aluno finalize o curso com uma visão ampliada sobre a importância da presença digital planejada e focada em resultados, entendendo a interação entre os mais variados canais, o comportamento do consumidor, sua experiência com as marcas nos meios digitais.

 

Capacidade crítica e analítica são características que são trabalhadas ao longo de todo o curso.

 

2. Quais as características de um profissional de Marketing Digital e Mídias Sociais?

 

Uma das principais características de um profissional que deseja atuar nesta área é a criatividade. Além disso, como um mercado que muda constantemente, esse setor também necessita de gestores que possuam muitas habilidades analíticas, facilidade para lidar com métricas e dados e boa capacidade de se manter equilibrado para conseguir gerenciar crises.

 

Outro fator importante é que o profissional precisa conhecer a fundo grande parte das principais redes sociais e canais digitais do mercado. Isso inclui as funcionalidades avançadas e as melhores técnicas de atuação para cada  canal, considerando suas particularidades, estilos e melhores usabilidades no mercado digital.

 

Além dessas competências, o mercado de trabalho também valoriza profissionais que disponha de:

 

  • Boa formação e especialização;
  • Fluência em outros idiomas, principalmente o inglês;
  • Perfil de liderança, 
  • Organização e planejamento;
  • Raciocínio rápido e muita paixão pelo conhecimento;
  • Bons conhecimentos das tendências da mídia;
  • Inovação e proatividade;  
  • Pleno domínio das principais metodologias de marketing para redes sociais;
  • Conhecimentos em áreas correlatas, como inbound marketing, design gráfico, mídia, edição de vídeos, entre outros;
  • Capacidade de trabalhar com metas, prazos e administrar situações de crise;
  • Boa comunicação interpessoal e integração de equipes, além de outras características.

 

3. Como e onde o profissional de Marketing Digital e Mídias Sociais pode atuar?

 

Para aqueles que se especializam em Marketing Digital e Mídias Sociais, o mercado de trabalho é bastante amplo e oferece ótimas oportunidades de atuação em diversos setores e empresas. De instituições financeiras a veículos de comunicação, grande parte das instituições de pequeno, médio e grande porte do mundo mantêm perfis em redes sociais. Por isso, o profissional tem a chance de trabalhar em diferentes segmentos, atuando como:

 

  • Gerente de planejamento;
  • Social media;
  • Gerente de monitoramento;
  • Analista sênior de métricas;
  • Coordenador de conteúdo para redes sociais;
  • Gestor de mídias sociais;
  • Coordenador de marketing;
  • Gerente de relacionamento/SAC, 
  • Community Manager, 
  • Gestor de conteúdo e engajamento;
  • Especialista em inteligência de mercado;
  • Consultor de estratégias de mídias sociais;
  • Docente, entre outros.

 

4. Faixa salarial do profissional de Marketing Digital e Mídias Sociais

 

No Brasil, a média salarial* para profissionais especializados em Marketing Digital e Mídias Sociais varia entre R$ 1.951,00 a R$ 2.612,00 para cargos de nível Júnior a Pleno. Para cargos de gestão e liderança, os valores ficam entre R$ 4.000 a R$ 6.000, dependendo do porte da empresa e das atribuições do profissional. Já os vencimentos para posições de gerência e diretoria chegam a ultrapassar os R$ 8.000.

*Fonte: https://www.vagas.com.br/cargo/analista-de-midias-sociais

 

5. Por que devo fazer o curso de MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais na UJ?

 

A Unijorge oferece a seus alunos ferramentas fundamentais para a conquista da carreira dos sonhos. Através do ensino de qualidade e dos serviços diferenciados ofertados pela UJ, o egresso amplia seus conhecimentos e se prepara para protagonizar seu sucesso. Confira:

 

Centro de Carreiras Unijorge

 

O Centro de Carreiras Unijorge auxilia os alunos na sua inserção no mercado de trabalho, na construção de sua trajetória profissional. O Centro de Carreiras possui grandes programas que colaboram com o seu objetivo central:

 

Programa de Desenvolvimento de Carreira

 

Esse programa atende irrestritamente todos os alunos e egressos da Unijorge, estuda as demandas do mercado, com o objetivo de transmitir informações sobre tendências, competências e oportunidades de mercado, promove eventos com empresas e profissionais das mais diversas áreas, organiza oficinas, estimulando o desenvolvimento profissional, e promove orientações individuais. Dentre os eventos que organiza, destacam-se:

 

Conhecendo o Mercado: evento que convida executivos de empresas relevantes para falar aos alunos sobre o perfil desejado por suas organizações, formas de ingresso, planos de cargos e salários e demais informações sobre carreira. Nesta oportunidade, os convidados conhecem a IES, sua estrutura de laboratórios, seus projetos e diferenciais acadêmicos.

 

Oficina de Currículo: é destinada a discentes e objetiva a orientação na formulação de currículo e de uma postura adequada para processos seletivos de âmbito profissional.

 

Laboratório de Competência: oficina realizada por área do conhecimento com o apoio das coordenações de curso. Visa promover realisticamente um simulado de um processo seletivo. Os alunos são submetidos à avaliação dos professores, que os observa participando de dinâmicas de grupo e apresentação de trabalho em equipe. São verificadas redações individuais, a oratória dos participantes, a sua postura e a avaliação de desempenho reforçando os pontos fortes e indicando as competências que podem desenvolver.

 

Programa Diplomados

 

Objetiva acompanhar a trajetória profissional do egresso da Unijorge, apoiando-o em suas necessidades. Para isso, desenvolve ações permanentes de orientação da carreira, programas de educação continuada e desenvolvimento profissional.

 

Além disso, estão colocados à disposição dos alunos órgãos auxiliares da administração acadêmica. A comunicação com os egressos e o conhecimento sobre seu desempenho no mercado de trabalho reforçam a qualidade do curso e a atualização dos perfis profissionais.

 

Conheça o Curso de MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais da Unijorge e entenda qual o próximo passo para construir a sua carreira na área.

 

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