Fotografia da logo e nome da Unijorge na fachada da unidade parelela
Voltar

Avaliação Institucional

 

Imagem do fluxograma da Avaliação Institucional - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

 

 

SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

 

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

 

O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A integração dos instrumentos permite que sejam atribuídos alguns conceitos, ordenados numa escala com cinco níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. O Ministério da Educação torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos.

 

A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).

Fonte: http://inep.gov.br/sinaes

 

Autoavaliação – como nós nos avaliamos e quando?

 

A autoavaliação acontece com base em dois tipos de dados: os dados primários e os dados secundários.

 

Os dados primários são aquelas informações que a CPA coleta diretamente com a comunidade acadêmica, através da aplicação de pesquisas. Essas pesquisas acontecem em dois momentos ao longo do ano. No 1º semestre, apenas os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos pela IES e sobre a Coordenação de seu Curso, bem como se autoavaliam.

 

Já no 2º semestre, os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, enquanto que os professores avaliam a infraestrutura da IES e o clima de trabalho, e os funcionários sobre o clima organizacional.

 

Além dessas informações, a CPA também tem acesso a dados secundários, ou seja, dados coletados por outros setores da Unijorge, como a Ouvidoria, além de todas as informações geradas por pesquisas aplicadas pelo setor de Persistência, por exemplo. A CPA também analisa os relatórios gerados pelos núcleos da instituição, como Iniciação Científica, Carreiras, Responsabilidade Social, Extensão, Internacionalização, Acessibilidade, dentre outros. Bem como também avalia os relatórios e planos de ação gerados pelos setores do acadêmico, do administrativo e do financeiro.

 

Todos esses dados permitem que a CPA avalie a IES, mapeando fragilidades, incentivando a elaboração de planos de ação e implantação de melhorias. Ao final de cada ano, a CPA organiza todas essas informações e produz um relatório que é enviado ao MEC. Tudo isso para oferecer uma Educação de qualidade e melhorar cada vez mais.

 

Instrumentos de pesquisa da CPA

 

2022

 

> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Presencial:

 

• Avaliação dos docentes (clique aqui)
• Avaliação dos docentes/tutores das disciplinas online (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)

 

> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:

 

• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)

 

> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Semipresencial:

 

• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os docentes:

 

• Avaliação realizada pelos docentes (clique aqui)

 

2021

 

> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade presencial:

 

 

> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:

 

 

> Questionário usado na pesquisa com os docentes:

 

 

 

Resultados das pesquisas da avaliação interna

 

 

2022

 

• Modalidade Presencial

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
  2. Discentes avaliando as coordenações dos cursos presenciais (clique aqui)
  3. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos presenciais (clique aqui)
  4. Discentes se autoavaliando – cursos presenciais (clique aqui)

 

• Modalidade EAD

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
  2. Discentes avaliando as coordenações dos cursos EAD (clique aqui)
  3. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD (clique aqui)
  4. Discentes se autoavaliando – cursos EAD (clique aqui)

 

• Modalidade Semipresencial

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos semipresenciais (clique aqui)
  2. Discentes avaliando as coordenações dos cursos semipresenciais (clique aqui)
  3. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos semipresenciais (clique aqui)
  4. Discentes se autoavaliando – cursos semipresenciais (clique aqui)

 

 

2021

 

• Modalidade Presencial

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clica aqui)
  2. Discentes avaliando as coordenações dos cursos presenciais (clica aqui)
  3. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos presenciais (clica aqui)
  4. Discentes se autoavaliando – cursos presenciais (clica aqui)

 

• Modalidade EAD + Semipresencial

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)
  2. Discentes avaliando as coordenações dos cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)
  3. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)
  4. Discentes se autoavaliando – cursos EAD + Semipresencial (clica aqui)

 

 

2020

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
  2. Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
  3. Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)

 

 

2019

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
  2. Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
  3. Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
  4. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços: Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui; Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
  5. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD (clique aqui)
  6. Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)

 

 

2018

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
  2. Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
  3. Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
  4. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços (cursos presenciais): Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui); Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
  5. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços – cursos EAD (clique aqui)
  6. Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)

 

 

2017

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
  2. Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
  3. Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
  4. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços: Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui); Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
  5. Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)

 

 

2016

 

  1. Discentes avaliando os docentes dos cursos presenciais (clique aqui)
  2. Discentes avaliando os docentes dos cursos EAD (clique aqui)
  3. Discentes avaliando as coordenações de curso (clique aqui)
  4. Discentes avaliando a infraestrutura e serviços: Atendimento CEAT (clique aqui); Atendimento Financeiro (clique aqui); Limpeza e infraestrutura das Salas de Aula (clique aqui); Infraestrutura e serviços dos Laboratórios (clique aqui); Infraestrutura e serviços da Biblioteca (clique aqui)
  5. Docentes avaliando a infraestrutura e serviços da IES, relação com as coordenações e autoavaliação (clique aqui)

 

Comissão Própria de Avaliação – CPA

 

 

Sua opinião é importante para a melhoria constante da nossa instituição. Participe das pesquisas!

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

hubspot controller