Por Alissandro Lima | 13/03/2023

Serviços de orientação e realização do Imposto de Renda 2023

A programação acontece nos meses de março, abril e maio e terá curso on-line e atendimentos presenciais em Salvador e Camaçari.

Os contribuintes que precisam de suporte para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 terão um reforço este ano. A Unijorge, por meio dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, ampliou os serviços de atendimento ao público nesta área e vai realizar uma série de ações, em março, abril e maio, para esclarecer dúvidas e fazer a realização da declaração. Os serviços serão executados por alunos do curso, previamente capacitados, sob a orientação de professores. A iniciativa conta com a parceria do Cultura Contábil – Escritório de Contabilidade e Gestão de Empresas, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e Hospital Martagão Gesteira.

A primeira ação será o curso on-line “Aprenda a declarar seu Imposto de Renda Pessoa Física 2023”, que acontece no dia 18 de março, sábado, das 8h às 12h, com transmissão na plataforma Forrest.  A aula vai ensinar como elaborar a declaração de forma prática e será ministrada pelo coordenador de Ciências Contábeis da Unijorge, Adriano Araújo, e pela professora Patrícia Lucena. As inscrições podem ser realizadas no site: https://eventos.unijorge.edu.br/ngc/.

O projeto terá também balcões para atendimento presencial à comunidade para orientações e esclarecimento de dúvidas. Nos dias 20 e 21 de março, o balcão funcionará no Salvador Norte Shopping, das 9h às 22h. E nos dias 17 e 18 de abril, no Salvador Shopping, das 9h às 22h.

Como nos anos anteriores, a Unijorge vai dar continuidade a ação social “Declare seu Imposto de Renda na UJ”, que oferece serviço gratuito de realização da declaração, para contribuintes que têm rendimento anual de até R$ 90 mil reais. O atendimento será presencial nos campi Unijorge na Paralela, Camaçari e Cajazeiras. No dia 10 de abril, acontecerá no Campus Collab Camaçari, das 10h às 18h. Já no dia 24 de abril, será no Campus Collab Cajazeiras, no horário das 10h às 18h. No período de 8 a 31 de maio, o serviço acontecerá no campus Paralela, das 14h às 19 horas.

Essa iniciativa abrange a verificação de documentos, preenchimento e envio da declaração para a Receita Federal.  Os contribuintes aptos devem levar a documentação impressa aos locais de atendimento.

Documentos necessários:

· Declaração do ano anterior (se tiver) em PDF ou arquivo de cópia de segurança;

· Dados de identificação do contribuinte (CPF, título de eleitor, endereço residencial com CEP, dados profissionais);

· CPF, nome completo e data de nascimento dos dependentes (se tiver);

· Informe de rendimentos de todas as fontes (onde trabalhou ou prestou serviços em 2022 e de aposentadoria, se tiver);

· Informe para IR de instituições financeiras (Bancos);

· Notas de despesas médicas, planos de saúde e de educação, seu e de seus dependentes (se tiver);

· Documentação referentes aos seus bens adquiridos em 2022 e de anos anteriores, caso não tenha a declaração do ano passado;

· Comprovantes de rendimentos com aluguéis (se tiver);

· Acesso ao aplicativo GOV.BR (Nível prata ou Ouro).

Serviço:

Unijorge – Serviço gratuito de orientação e realização da declaração do IPRF 2023

Programação:

Curso gratuito e online: “Aprenda a declarar seu Imposto de Renda Pessoa Física 2023”

Data: 18 de março

Inscrição:  https://eventos.unijorge.edu.br/ngc/

Balcão de atendimento para orientação ao público

Data: 20 e 21 de março/ Local: Salvador Norte Shopping

Data: 17 e 18 de abril/ Local: Salvador Shopping

Horário:  9h às 22h

Atendimento presencial para realização do IRPF 2023 – “Declare seu Imposto de Renda na UJ”

Data: 10 de abril /Local: Campus Collab Camaçari