Por Alissandro Lima | 12/05/2023

Unijorge manifesta apoio à PEC do Diploma

O Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), através da Coordenação, do Colegiado, do Núcleo Docente Estruturante e do corpo de professores e professoras do Curso de Jornalismo, manifesta o apoio à votação da Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012 (PEC do Diploma), em tramitação desde 2015. A proposta da PEC é garantir a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista, atividade que deve ser realizada somente por profissionais com formação acadêmica em nível superior devidamente habilitados para a função.

O posicionamento da UNIJORGE é de adesão à iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e dos sindicatos que representam a categoria em território brasileiro, incluindo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA), porta-vozes da PEC do Diploma, em tramitação na Câmara dos Deputados e já aprovada pelo Senado Federal.

Esse apoio condiz com o espaço que a UNIJORGE ocupa na formação de profissionais em Jornalismo e em outros cursos na área de comunicação, além de reafirmar o compromisso da instituição baiana de ensino superior com a capacitação de pessoas devidamente qualificadas para exercer uma atividade tão importante para assegurar o direito da sociedade à informação e preservar a democracia.

Salvador, 10 de maio de 2023.