10/08/2023 | 12:36 pm

Afinal, o que é curso superior de tecnologia?

Você sabe o que é um curso superior de tecnologia? De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são cursos de graduação que possuem características especiais, obedecendo às diretrizes contidas no parecer CNE/CES 436/2001.  

 

Sim, os alunos que se formam em cursos superiores de tecnologia obtêm um diploma de tecnólogo, que é válido em todo o território nacional como uma graduação de nível superior validada pelo MEC.

 

Ideal para aqueles que desejam se preparar para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, os tecnólogos são cursos que possuem uma duração mais curta que os bacharelados (de 2 a 3 anos), mas ainda assim garantem uma formação de nível superior, além de muitas vantagens para a carreira.   

 

Quer saber mais sobre isso? Então acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.  

 

Vantagens dos cursos superiores de tecnologia

 

Os cursos superiores de tecnologia são uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho. Eles trazem excelentes oportunidades para aqueles que desejam se qualificar e crescer na carreira, pois possuem uma duração menor e podem ser cursados por valores mais acessíveis tanto por estudantes quanto por profissionais que já estão no mercado de trabalho. 

 

Além disso, os tecnólogos são cheios de vantagens e podem trazer muitos benefícios para quem deseja investir em uma formação de nível superior. Alguns deles são: 

 

  • Tempo menor de duração do curso, com conclusão em 2 ou 3 anos (dependendo da opção escolhida); 
  • Foco no desenvolvimento prático e conhecimentos aprimorados sobre a área; 
  • Diploma de nível superior com a mesma validade de graduações como bacharelado e licenciatura; 
  • Melhor custo-benefício; 
  • Oportunidade de realizar o curso a distância, na modalidade EAD; 
  • Grande quantidade de cursos oferecidos e reconhecidos pelo MEC; 
  • Maior adesão do mercado de trabalho, que busca por profissionais qualificados; 
  • Maiores salários e melhores oportunidades de carreira;
  • Possibilidade de prestar concurso público que exija nível superior; 
  • Oportunidade de cursar uma pós-graduação após sua conclusão; 
  • Oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e funcionais através do estágio supervisionado; 
  • Maiores possibilidades de emprego, com índices de empregabilidade superiores a 90% para formados. 

 

Cursos técnicos x cursos superiores de tecnologia

 

Antes de mais nada, a primeira coisa a saber é que há uma diferença bem grande entre cursos superiores de tecnologia e cursos técnicos. Muita gente ainda confunde esses dois tipos de curso, principalmente por conta dos nomes que são parecidos.   

 

Mesmo que ambos sejam excelentes opções para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, é preciso saber que eles possuem especificidades diferentes e agregam valores e possibilidades igualmente distintas.  

 

Por exemplo, segundo o MEC, os cursos técnicos pertencem a um nível de ensino enquadrado no nível médio dos sistemas educativos. Isso significa que eles se referem normalmente a uma educação realizada em escolas secundárias ou outras instituições similares e que podem ser realizados por estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.  

 

De modo geral, os técnicos são cursos equivalentes a um diploma de ensino médio, mas com foco no desenvolvimento profissional. Eles unem disciplinas pertinentes à educação de nível médio e apresentam matérias específicas que ajudam a formar pessoas qualificadas para dar os primeiros passos no mercado de trabalho. 

 

Os cursos técnicos podem ser realizados por estudantes do ensino médio ou então substituir essa etapa (o chamado curso técnico integrado), onde há uma mescla das disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso. Para cursá-los, os alunos precisam possuir um certificado do ensino fundamental completo e ter uma idade mínima de 16 anos.  

 

Ao concluir um curso técnico integrado, o estudante recebe o certificado de conclusão do ensino médio e o certificado de conclusão do curso técnico escolhido. 

 

Já os cursos superiores de tecnologia, como já dissemos, são de nível superior e exigem que o aluno tenha concluído o ensino médio para se candidatar. Eles são ofertados por universidades públicas e privadas, possuem duração de 2 a 3 anos e trazem uma visão mais específica de cada área.  

 

Através dos cursos superiores de tecnologia, os alunos recebem um diploma de nível superior com o grau de tecnólogo, que permite a entrada no mercado de trabalho de forma mais específica e direcionada. Durante o curso, a grade curricular é focada na preparação do futuro profissional, cargos de responsabilidade e, dependendo da área escolhida, funções de liderança também são consideradas.  

 

Depois de se formar tecnólogo, o aluno pode investir em cursos de pós-graduação sem medo, já que essa modalidade pertence ao nível superior. Também é possível aproveitar programas públicos como FIES, ProUni, bolsas de estudos, financiamentos e outras opções para ingressar nos cursos superiores de tecnologia.  

 

No Brasil, existem mais de 150 opções de cursos superiores de tecnologia, segundo o MEC e isso inclui oportunidades em setores como saúde, segurança, turismo, produção industrial, comunicação e muito mais. 

  

Na Unijorge, você pode investir em um futuro como tecnólogo. Focada no desenvolvimento da sua carreira, a universidade oferece cursos excepcionais, que contam com toda a estrutura de ensino e qualidade acadêmica de uma das maiores universidades do Nordeste.  

 

Venha para a Unijorge e garanta os melhores recursos para a construção de uma carreira de sucesso. Conheça nossos cursos superiores de tecnologia e dê os primeiros passos rumo à profissão dos seus sonhos.  

 

Clique aqui e saiba mais. 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller