31/07/2023 | 17:39 pm

Descubra como a inteligência emocional pode ser um diferencial

Nos dias de hoje, a inteligência emocional é uma habilidade muito valorizada no ambiente corporativo e no mercado de trabalho. Isso acontece porque essa é uma habilidade amplamente reconhecida como uma capacidade valiosa que ajuda a melhorar a comunicação, o gerenciamento, a solução de problemas e os relacionamentos no local de trabalho. 

 

De modo simplificado, a inteligência emocional (IE) é uma avaliação geral das habilidades de uma pessoa para controlar as emoções, sentir, compreender e reagir às emoções dos outros e gerenciar relacionamentos. 

 

Como parte das habilidades envolvidas na inteligência emocional, temos a autoconsciência, a autorregulação, a automotivação, a empatia e as habilidades sociais.  

 

Recentemente, a inteligência emocional se tornou uma das soft skills mais buscadas por recrutadores e empresas de todo o mundo. Isso faz com que as organizações busquem pessoas que possam contribuir com seu local de trabalho, trazendo benefícios pragmáticos como uma melhor colaboração entre os funcionários, mais descentralização da liderança e um ambiente mais fluido e comunicativo.  

 

A importância da inteligência emocional no local de trabalho

 

A inteligência emocional no local de trabalho é fundamental para um bom desempenho profissional. Ao mesmo tempo em que ela se torna muito importante para construir os líderes do futuro, também ajuda as pessoas a fazerem a diferença dentro das organizações, contribuindo para um crescimento conjunto entre empregador e empregado.  

 

Ter uma boa inteligência emocional aumenta a capacidade de tomar decisões acertadas, de construir e manter relacionamentos colaborativos, de lidar efetivamente com o estresse e de lidar em maior grau com as mudanças constantes. Ela também permite a um indivíduo não apenas ter um bom desempenho na carreira, seja em um emprego fixo ou em uma vaga de estágio, mas também em realizar várias outras metas e objetivos em sua vida. 

 

Além de indispensável para ter mais sucesso na vida profissional e pessoal, a inteligência emocional é também uma habilidade que os psicólogos e especialistas acreditam que pode ser aprimorada com treinamento e prática. Por isso, é essencial investir no aprimoramento contínuo dessa habilidade, evoluindo constantemente e se tornando cada vez mais saudável.  

 

Como se tornar emocionalmente inteligente

 

Embora as habilidades emocionais possam vir naturalmente para algumas pessoas, há coisas que qualquer um pode fazer para ajudar a melhorar sua capacidade de compreender e raciocinar com as emoções. Isso pode ser particularmente útil no local de trabalho, onde os relacionamentos e as decisões de negócios geralmente dependem da compreensão interpessoal, do trabalho em equipe e da comunicação. 

 

Fatores como educação, personalidade e experiência tendem a desempenhar um grande papel no desenvolvimento da inteligência emocional, mas essa é uma habilidade que pode ser aprimorada com esforço e prática. 

 

Se você está interessado em melhorar suas habilidades de inteligência emocional para beneficiar seu desempenho no local de trabalho, tome medidas para melhorar suas habilidades nas cinco categorias de inteligência emocional: autoconsciência, autocontrole, habilidades sociais, empatia e motivação. 

 

Torne-se mais autoconsciente

 

Um dos primeiros passos para utilizar as habilidades de inteligência emocional no local de trabalho é praticar o reconhecimento de suas próprias emoções. A autoconsciência envolve estar ciente de diferentes aspectos de si mesmo, incluindo suas emoções e sentimentos. Esse é um dos componentes fundamentais da inteligência emocional e, para reconhecer suas emoções e entender o que está causando esses sentimentos, você precisa primeiro ter autoconsciência. 

 

Preste atenção em como você está se sentindo, como essas emoções influenciam na forma como você responde aos outros e no impacto que elas causam nas suas decisões.  

 

Pratique o autocontrole

 

O autocontrole é uma parte crítica da inteligência emocional, pois estar ciente de suas emoções é um primeiro passo importante, mas você também precisa ser capaz de controlar seus sentimentos. 

 

Pessoas com autocontrole são capazes de se adaptar bem a situações de mudança. Eles não guardam as coisas, sabem utilizar maneiras adequadas de expressar suas emoções e evitam reagir impulsivamente. 

 

Para melhorar suas habilidades de autorregulação no local de trabalho, encontre técnicas para liberar o estresse, mantenha a calma e pense antes de tomar decisões.  

 

Melhore suas habilidades sociais

 

Pessoas com um nível alto de inteligência emocional também possuem fortes habilidades sociais. Por serem hábeis em reconhecer as emoções de outras pessoas, eles são capazes de responder apropriadamente à situação.  

 

As habilidades sociais também são muito valorizadas na carreira porque levam a uma melhor comunicação e a uma cultura empresarial mais positiva. Funcionários e líderes com grandes habilidades sociais são capazes de construir relacionamento com colegas e comunicar suas ideias de forma eficaz.  

 

Para impulsionar suas habilidades sociais, ouça o que os outros têm a dizer, pratique a escuta ativa, preste atenção à comunicação não verbal e aprimore suas habilidades de persuasão. 

 

Torne-se mais empático

 

Pessoas emocionalmente inteligentes são boas em se colocar no lugar de outra pessoa e entender como elas se sentem. A empatia é mais do que apenas reconhecer como os outros estão se sentindo, ela também envolve como você responde a essas emoções. 

 

No local de trabalho, a empatia permite compreender as diferentes dinâmicas entre colegas e supervisores. Também permite que você reconheça quem detém o poder e como isso influencia os comportamentos, sentimentos e interações que fluem de tais relacionamentos. 

 

 Trabalhe sua automotivação

 

Outro componente-chave da inteligência emocional é a automotivação. Essas pessoas tendem a ser mais motivadas para atingir metas e prezam por atividades que ampliem seu potencial e bem-estar. Em vez de buscar recompensas externas, eles querem fazer as coisas porque as consideram gratificantes e são apaixonadas pelo que fazem. 

 

Dinheiro, status e elogios são ótimos, mas as pessoas muito bem-sucedidas no local de trabalho geralmente são motivadas por algo mais do que isso. Elas são apaixonadas pelo que fazem e têm um compromisso com seu trabalho, pois adoram enfrentar novos desafios. 

 

Seu entusiasmo pode parecer contagiante e eles não desistem diante de obstáculos, pois são capazes de inspirar outras pessoas a trabalhar duro e persistir para atingir seus objetivos. 

 

Agora que você já sabe como melhorar sua inteligência emocional e se destacar no mercado de trabalho, que tal investir no seu futuro através de um curso superior? 

 

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