29/02/2024 | 15:45 pm

Faculdade de Publicidade e Propaganda: 10 dicas para se destacar no mercado

Atualmente, a realidade do mercado de Publicidade e Propaganda é marcada por uma constante transformação e evolução. Vivemos em uma era em que a tecnologia e a comunicação se entrelaçam de forma indissociável, trazendo desafios e oportunidades únicas para os profissionais da área. 

 

A ascensão da internet e das redes sociais revolucionou a maneira como as marcas se relacionam com seus públicos, demandando estratégias cada vez mais voltadas para a personalização e a interação direta. Além disso, a inteligência artificial e a análise de dados se tornaram aliadas fundamentais na criação de campanhas eficazes e na compreensão do comportamento do consumidor. Essa nova realidade fez com que a ética e os direitos do consumidor ganhassem um papel central nas discussões sobre a publicidade.  

 

No entanto a saturação do mercado e a crescente conscientização dos consumidores sobre as práticas publicitárias também representam desafios. Nesse cenário, a publicidade precisa ser mais criativa, autêntica e relevante do que nunca para se destacar em meio ao ruído digital.   

 

Com tantos desafios, destacar-se no mercado não é tarefa fácil. Para você que está na faculdade de Publicidade e Propaganda, reunimos 10 dicas importantes para te auxiliar a encontrar o seu espaço. Continue lendo o artigo e confira!  

 

 10 dicas para se destacar no mercado  

 

 Dica 1: tenha aptidão para executar diversas tarefas  

 

O mercado de Publicidade e Propaganda está mais dinâmico do que nunca, com novidades surgindo a todo momento. Nesse cenário, os profissionais que possuem a versatilidade necessária para exercer diferentes funções com qualidade são os mais celebrados. Mesmo que você pretenda se especializar em alguma função da publicidade, não abra mão de acumular um conhecimento amplo sobre o campo como um todo.  

 

Dica 2: esteja atento às tendências de inteligência artificial  

 

A inteligência artificial está revolucionando a indústria publicitária, tornando-a mais personalizada, eficiente e envolvente do que nunca. Estamos caminhando para uma nova era de publicidade, onde a tecnologia e a imaginação colaboram para envolver o público como nunca antes. Nesse cenário, conhecer e dominar as novas tendências de IA é fundamental para conquistar espaço.  

 

 Dica 3: desenvolva o inglês como segundo idioma  

 

Desenvolver suas habilidades em um novo idioma é importante para qualquer profissão, e com a publicidade não é diferente. Por ser uma indústria global, o inglês é frequentemente utilizado na área, tornando-se essencial para uma comunicação mais assertiva.  

 

Além disso, a maior parte da literatura, pesquisas, casos de estudo e tendências em publicidade são amplamente documentados em inglês. Portanto profissionais de publicidade e propaganda que podem ler, compreender e aplicar esses recursos no idioma original possuem uma vantagem competitiva.  

 

 Dica 4: explore os projetos de extensão 

 

A universidade é um ambiente de muita experimentação, novas aventuras e troca de ideias. Não abra mão de colecionar essas experiências tão importantes para sua formação técnica e humana. Na Unijorge, o aluno de Publicidade e Propaganda tem várias atividades e projetos de extensão para desenvolver suas habilidades:  

 

Galáxia Comunicação – agência experimental que insere os alunos no contexto de planejamento e execução de projetos de comunicação integrada.  

 

Núcleo Audiovisual – atua como uma produtora de conteúdo audiovisual e proporciona a integração dos alunos com atividades práticas e com o desenvolvimento de demandas de produção de vídeo em vários formatos, como reportagens, séries especiais e documentários.  

 

Rádio JA – insere os alunos no universo do rádio, utilizando o experimentalismo e a autonomia como principais características. Os estudantes são responsáveis por toda a produção: podcasts, matérias, programetes, spots e programas especiais.  

 

Carranca – com perfil mais criativo e experimental, tem como objetivo a pesquisa de teorias e práticas criativas para auxiliar no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, utilizando métodos interdisciplinares no desenvolvimento de novas ideias.  

 

 Dica 5: encontre estágios durante a formação  

 

Aproveite o tempo na graduação para experimentar os estágios. Com eles, você aprende na prática os conceitos e técnicas da área, desenvolvendo suas habilidades e competências em um âmbito profissional, mas com o acompanhamento adequado e sem a pressão dos cargos mais exigentes. 

 

Além disso, o estágio é uma ótima oportunidade para conhecer o mercado de trabalho e suas demandas, adaptando-se ao ritmo e às expectativas dos clientes e dos colegas. Aproveite a oportunidade para criar um portfólio de trabalhos realizados, demonstrando sua criatividade, qualidade e versatilidade.  

 

Dica 6: domine o mundo digital  

 

Nos dias atuais, é quase impossível imaginar a publicidade sem o meio digital. Por conta disso, é imprescindível para um profissional da área ter familiaridade e desenvoltura com recursos digitais, como internet e redes sociais. Lembre-se que o ambiente digital está em constante mudança, então esteja disposto a aprender continuamente e a se adaptar às novas tecnologias e tendências.  

 

Dica 7: construa um bom networking  

 

O mercado de Publicidade e Propaganda é bastante híbrido e interligado, especialmente nos grandes centros. Para ter o espaço necessário e conseguir se destacar, é interessante você possuir uma boa rede de networking. Para isso, participe de cursos, mesas-redondas, webinars e outros eventos que envolvam profissionais da área.  

 

 Dica 8: estimule a criatividade  

 

Ser criativo é uma habilidade essencial para quem atua na publicidade. Estimule a sua criatividade consultando muitas referências, diversificando seu consumo de conteúdo e mesclando fontes de informação online e offline. Não se esqueça de que a curiosidade é o combustível da criatividade. Por isso, mantenha a mente aberta e faça perguntas sobre o porquê das coisas, explore tópicos que o intriguem e busque respostas.  

 

 Dica 9: tenha a capacidade de gerir métricas e analisar dados  

 

Para um profissional de publicidade e propaganda, a capacidade de entender e interpretar dados é essencial. Com o intuito de aumentar sua competitividade no mercado, você deve aprender a utilizar ferramentas de análise, como o Google Analytics, para mensurar o desempenho das campanhas e tomar decisões baseadas em dados. Isso permite otimizar as estratégias e melhorar as práticas, o que vai refletir em resultados aos clientes.  

 

 Dica 10: invista em educação continuada  

 

Esta é uma regra de ouro: nunca pare de aprender. Durante e após a graduação, continue buscando certificações relevantes. Na Unijorge, por exemplo, o estudante de Publicidade e Propaganda tem contato com a pesquisa desde a graduação, através dos Programas de Iniciação Científica Observatório da Produção Audiovisual e Audiofônica na Bahia, Comunicação Política e Estúdio de Análise Fílmica.  

 

Não se esqueça também de participar de workshops e cursos de atualização na área. Além disso, considere a possibilidade de frequentar conferências e eventos do mercado, sempre que possível, para se manter atualizado.  

 

Conclusão  

 

Destacar-se em um mercado tão concorrido como o de Publicidade e Propaganda pode ser desafiador, mas, seguindo essas dicas, você terá os diferenciais necessários para conquistar seu lugar ao sol e ter mais chances de ser contratado ou indicado para uma vaga de emprego.  

 

Tudo isso começa, claro, na escolha da universidade correta para a sua graduação. A Unijorge possui um dos melhores cursos disponíveis no mercado, com corpo docente de ponta, equipamentos e laboratórios de última geração e atividades complementares diferenciais que contribuem na formação de um profissional completo. Conheça mais sobre a graduação em Publicidade e Propaganda em nosso site e venha ser Unijorge! 

 

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