25/04/2023 | 13:52 pm

Sete dicas essenciais para elaborar um currículo

Conseguir o primeiro emprego ou conquistar a tão esperada vaga de estágio é o sonho de muitos estudantes. Com isso, ao começar a pensar na elaboração do currículo, surgem muitas dúvidas de como criar algo que impressione as empresas e abra portas para o mercado de trabalho.

 

Na realidade, elaborar um currículo não é um bicho de sete cabeças. Claro, é preciso estar atento a alguns pontos que podem favorecer o candidato frente a outras pessoas, mas, de modo geral, o documento deve principalmente ser uma espécie de histórico das suas realizações acadêmicas e profissionais até o momento.

 

Porém, no mundo moderno, é preciso criar um currículo que seja verdadeiro e que também seja atrativo aos olhos dos recrutadores. Dessa forma, não basta apenas destacar as suas habilidades e competências de forma generalista.

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde as vagas estão cada vez mais exigentes e as oportunidades mais raras, o currículo precisa brilhar para se destacar perante tantos outros candidatos.

 

E, para isso, é preciso seguir algumas regrinhas de ouro que farão com que ele não corra o sério risco de ir parar na lixeira sem nem ao menos ser lido.

 

Quer conhecer algumas dicas que farão seu currículo se destacar e que aumentarão suas chances de conquistar o tão sonhado cargo? Então, acompanhe o nosso artigo e confira sete recomendações de ouro para fazer seu currículo brilhar e chamar a atenção de recrutadores experientes. Confira.

 

Sete dicas para elaborar um currículo de destaque

 

Ao elaborar seu currículo, seja ele o primeiro ou o décimo, você deve sempre se basear em princípios indispensáveis para deixar seu currículo atrativo, prático e impecável, fazendo com que ele seja visto com bons olhos.

 

1. Sempre diga a verdade

 

Mentir no seu currículo nunca é uma boa ideia. Isso porque não há garantia de que a sua história poderá ser sustentada em uma entrevista ou no dia a dia de trabalho.

 

2. Foque na objetividade

 

A riqueza de detalhes pode ser valiosa em diversas situações, mas não no seu currículo. Seja sucinto e apresente as informações de forma breve e clara. Você terá a oportunidade de se aprofundar em cada tópico durante a entrevista.

 

3. Pense e produza com eficiência

 

Seu currículo deve sempre te descrever como profissional, por isso, as informações contidas nele transmitem com exatidão quem você é, o que faz e seus diferenciais competitivos. Sempre tenha a certeza de que essas perguntas serão respondidas e seja direto, fazendo um histórico de suas capacidades e habilidades.

 

4. Seja organizado

 

Cada informação tem seu lugar no currículo, por isso, respeite a estrutura dos tópicos e evite repetições. Sempre se certifique de que existe uma ordenação do que é apresentado, de modo que o recrutador não tenha dúvidas sobre a sua qualificação.

 

5. Atente-se aos erros de português

 

Revisar seu currículo e torná-lo impecável também inclui uma boa atenção a possíveis erros de português, isso porque eles são responsáveis por fazer seu currículo ser descartado na hora, mesmo que você seja qualificado.

 

Não importa quão bom profissional você é. No mundo corporativo, um simples deslize na língua portuguesa pode pôr tudo a perder. Então fique atento e, se precisar, peça ajuda de alguém para deixar tudo perfeito.

 

6. Foque no que realmente é importante

 

Mesmo sendo inexperiente, é importante definir as informações relevantes que devem constar no seu currículo. Por isso, focar no que é importante deve sempre considerar seu momento atual, seu objetivo e, principalmente, os itens que te destacam dos demais.

 

Por exemplo: se você fez intercâmbios e atividades internacionais importantes, são essas as informações que devem constar em maior destaque. Busque sempre mostrar o que te faz diferente e o quanto você pode contribuir com a empresa graças às suas experiências e vivências.

 

7. Alinhe seu currículo com o perfil da empresa 

Pense na empresa em que você deseja ser contratado e identifique o perfil da vaga que você quer conquistar. Se, ao analisar esses itens, você identificar que há algumas informações que não podem faltar no seu currículo para fazer com que você trabalhe lá, então inclua.

 

Isso significa que você não deve manter um currículo estático e enviá-lo para todas as vagas. Na verdade, o ideal é que você analise essas questões e determine alguns parâmetros que devem ser alterados para aumentar a compatibilidade do seu perfil profissional com o tipo de profissional que a empresa busca.

 

Dicas extras para criar um currículo brilhante

 

Confira outras seis dicas indispensáveis que você precisa inserir ao elaborar um currículo de sucesso:

 

  1. Utilize linguagem formal, sem gírias;
  2. Utilize um e-mail profissional para o envio de currículo;
  3. Evite ultrapassar uma página;
  4. Revise seu currículo sempre que for enviá-lo;
  5. Formate o arquivo de forma a ficar harmônico e de fácil legibilidade;
  6. Insira foto apenas se for exigido pelo cargo.

 

O que mais deve constar em um currículo completo atrativo? 

 

  1. Dados pessoais: nome completo, data de nascimento (ou idade), endereço completo, contato telefônico, contato de e-mail, se possui carteira de motorista (no caso de vagas com essa exigência), e similares;
  2. Objetivo profissional: basicamente, é preciso inserir o nível hierárquico e o cargo que deseja concorrer;
  3. Formação acadêmica: explique exatamente o curso que você faz, incluindo o nome da instituição de ensino superior e o período que está cursando atualmente;
  4. Idiomas: descreva neste item os idiomas que você tem conhecimento, o nível desse conhecimento – se possível de escrita, fala e leitura – e a instituição de ensino onde cursou.
  5. Conhecimentos em informática: liste todos os conhecimentos que possui relacionados à informática, por exemplo: Pacote Office, Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e similares. Aqui, também vale recorrer a cursos on-line gratuitos para adquirir certificações.
  6. Experiências profissionais (caso tenha): insira suas experiências das mais recentes às mais antigas, listando o cargo, o nome da empresa, o mês e ano de início e fim da experiência, além das suas atribuições.

 

Não tem experiência profissional? Sem problemas. No caso da falta de experiência, você pode incluir um resumo de qualificações e soft skills, como:

  • Participação em workshops, eventos ou palestras;
  • Participação em concursos culturais;
  • Atividades voluntárias e serviços sociais;
  • Atividades universitárias;
  • Cursos livres;
  • Programas de intercâmbio;
  • Projetos visuais, de escrita ou similares que tenha participado ou desenvolvido;
  • Experiências enriquecedoras no Ensino Médio, como organização de eventos de alunos, grêmio estudantil, orador da turma e outros;
  • E o que mais achar interessante para surpreender a empresa.

 

Viu como criar um bom currículo não é um bicho de sete cabeças? Basta seguir estas orientações e observar o que a vaga exige para conseguir elaborar um documento que vai te destacar perante os outros candidatos.

 

Lembrando que você também pode contar com toda a experiência e qualificação do Centro de Carreiras Unijorge para garantir mais chances de entrar para o mercado de trabalho com sucesso.

 

Através de programas especiais desenvolvidos pelo Centro, como o Programa de Desenvolvimento de Carreira, Eventos e Treinamentos, Orientação de Planejamento de Vida e Carreiras e o Programa de Coaching e Mentoring, você amplia suas chances de construir uma carreira promissora e conquistar a vaga dos seus sonhos.

 

Saiba mais sobre o Centro de Carreiras Unijorge e garanta as melhores estratégias para se destacar no mercado.

 

Clique aqui e saiba mais.

 

 

 

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller